.
Avaliação de Unidade Curricular de MicrobiologiaOs estudantes da Unidade Curricular de Microbiologia serão avaliados pelo Modo 2: Avaliação contínua e avaliação complementar, de acordo com o descrito no Capítulo IV, art. 13º do Regulamento Pedagógico da UTAD. Serão admitidos a exame final, os alunos que assistam a pelo menos 70% das horas de contacto sumariadas da componente prática.
1- Avaliação contínua:
Na avaliação contínua serão realizadas duas provas escritas de avaliação com as matérias ministradas nas aulas teóricas e práticas durante o período de aulas definido pelo calendário escolar, a serem efectuados nas seguintes datas:
1º Teste (T1) – 29 de Março de 2012
2º Teste (T2) – 24 de Maio de 2012
Mínimos em cada uma provas escritas de avaliação ≥ 8 val.
A classificação final será a média ponderada das informações referentes às duas provas escritas de avaliação
2- Avaliação complementar:
No caso de o aluno não ter obtido sucesso na unidade curricular em avaliação contínua pode ser submetido à avaliação complementar, repetindo uma das provas de avaliação (na época normal de exames) ou a exame final (na época normal de exames ou na época de recurso), logo que tenha obtido frequência na unidade curricular, assistindo a pelo menos 70% das horas de contacto sumariadas, da componente prática.
Os alunos com estatuto especial e que não possam realizar os trabalhos práticos, serão submetidos a uma prova prática, laboratorial e escrita, em data a acordar com o docente responsável pela UC.
A inscrição para as diferentes provas de avaliação no SIDE é obrigatória, sem a qual não é permitida a realização das mesmas.
Os alunos serão aprovados com a classificação final (NF) igual ou superior a 10 valores.
Os alunos têm direito à consulta dos elementos de avaliação até 72 horas após a afixação das classificações.


Descrição - Programa

Componente teórica: Introdução ao mundo dos microrganismos. Marcos históricos da microbiologia. Posição taxonómica dos microrganismos no contexto dos seres vivos. Biologia celular de microrganismos; Nutrição e crescimento; Controlo do crescimento; Metabolismo microbiano; Microrganismos e o ambiente. Componente prática:Regras de segurança no laboratório; Técnicas de assepsia; Preparação de material e meios de cultura; Técnicas de isolamento e purificação de culturas; Morfologia de microrganismos; Técnicas de coloração; Técnicas de avaliação do crescimento microbiano; Pesquisa de actividades enzimáticas usadas na identificação de microrganismos. Pesquisa de microrganismos da água.



Downloads